Pular para o conteúdo principal

Entrevista com Martha Cooper sobre o livro ''NEW YORK: THE TAG TOWN"

Sem querer querendo descobri esse livro da fotógrafa Martha Cooper chamado "Tag Town" que retrata o grafitti em Nova York no final da dos anos 70, começo dos 80. Pichações já existiam á muito tempo.. desde a idade da pedra, mas seguiram durante toda a evolução do homem como forma de documentação, auto-afirmação ou protesto. Mas foi na década de 80 que as coisas foram caminhando para o que hoje chamamos de Street Art. E Nova York sempre foi um pólo. Martha trabalhou nisso por puro interesse e curiosidade. Ela sabia que aquilo não eram apenas intervenções ou degradação do patrimônio público. Era o movimento artístico do nosso tempo. O livro não tem pra download (nem PDF, nem nada!) a única maneira de ver ele por completo é comprando. Por enquanto, confira algumas fotos ..



entrevista: FECAL FACE com Martha Cooper (2009)
tradução: Google Translator e Robson Chaves
(Não traduzimos ao pé da letra, mas tá aê! ^^)



Fecal Face: Onde você cresceu e como veio parar em NYC?

Martha Cooper: Eu nasci em Baltimore, mas deixei Grinnell College, em Iowa, quando eu tinha 16 anos. Depois disto em morei em muitos lugares - inclusive Tailândia, Inglaterra, Japão e Rhode Island. Mudei-me para New York City em 1975 porque era o centro da fotografia  editorial e eu queria estar onde estava a ação.

Tem algum estilo específico de tag que atrai você?

Eu particularmente gosto de tags com características tais como coroas, auréolas, anéis, olhos e flechas. Fiquei tipo 'impressionada' com tag que tinham coroas (são as minhas favoritas).

Você já tentou fazer tag alguma vez?
Muitas vezes eu tentei desenvolver uma tag digna de se olhar, mas falhei miseravelmentete. Nunca ficava legal. Foi assim que descobri como era difícil escrever rápido e com estilo.

Você não tem receio de ter seu equipamento roubado?

Isso é algo que estou sempre preocupada, mas nunca aconteceu. Uma vez que alguém tentou quebrar a janela do meu carro com um chute enquanto eu estava no carro, mas fui capaz de dirigir e ir embora.

O que foi que aconteceu?

Eu estava fotografando algumas crianças em uma construção de um clube em um terreno baldio no Lower Eastside e um cara começou a gritar comigo para ir embora. Então, eu entrei no meu carro e ele veio correndo para cima e acenou para mim abaixar a janela. Recusei porque vi que ele tinha uma faca. Mas antes que eu pudesse ligar o carro e ir embora, ele chutou na janela. Isso foi na década de 70, enquanto eu estava trabalhando em uma série de fotos que publiquei no Street Play. Eu vou estar expondo essas mesmas fotos no Subliminal Projetos em Los Angeles.

Você coleciona alguma coisa? Em caso afirmativo, quais são algumas das coisas que você coleciona?

Como fotógrafa, sou uma colecionadora de imagens. Eu tenho uma espécie de lista mental de categorias e coisas que estou observando, e irei fotografar assim que ver elas. Meu próximo livro, Going Postal, é sobre adesivos postais desenhados á mão. O que cresceu foi a minha coleção de fotos de stickers. Outra coleção de fotos é a arquitetura vernacular urbana. Além disso, eu coleciono imagens vintage de fotógrafos e mulheres.. tem muitas imagens no meu site kodakgirl.com

Em uma entrevista em algum lugar você disse que nunca pensou em tirar fotos, que você tinha outros objetivo...Que outros objetivos que você estava falando?

Eu fotografei em um espírito de preservação histórica. Eu pensei que o graffiti seria um fenómeno único de New York City, e que um dia desapareceria e gostaria de ter um registro dele. Eu nunca esperava que o graffiti de Nova York seria espalhados pelo mundo. É claro que eu também esperava que eu seria capaz de publicar notícias sobre graffiti que ajudaria a atingir meu objetivo principal de me tornar uma fotógrafa freelancer.

Nunca se envolveu em alguma briga ou em uma crew?

Eu fotografei qualquer um que pedia e tentei ficar longe de brigas.

Você corre atrás de eventuais 'taggers' femininas?

Vi muitas tags feitas por meninas, mas Lady Pink e Lizzie eram as únicas escritoras
do sexo feminino que eu realmente gostei.

Há quantos anos você diria que começou á focar suas fotografias em graffitis e tags?

Eu intensifiquei minhas fotografias em graffiti em 3-4 anos (1979-1982). Quando eu comecei, eu era uma fotógrafa pessoal do New York Post. Eventualmente, eu deixei o trabalho seguro para poder passar mais tempo fotografando trens. Eu tiro a maioria das fotos dos trens no Sul do Bronx e Harlem, e tags em Washington Heights. Depois de deixar o Post, eu tinha que olhar para o trabalho de fotografia para me sustentar. Em 1982, quando eu estava documentando graffiti, eu também estava tirando fotos como freelancer para a National Geographic. Por exemplo, eu tiro uma reportagem de capa sobre o pólen, muito longe dos locais que tem graffiti!

Você fazia a maior parte do seu trabalho sozinha ou você interagia com os artistas enquanto eles trabalhavam?

Quando ia na área deles, sempre fui com escritores da área. Muitas vezes quanto tentava tirar fotos de seus trabalhos, passava inúmeras horas sozinha em terrenos baldios no sul do Bronx à espera de trens com graffitis (''Pieces'') recém-pintados. Às vezes, os escritores me ligavam pra dizer onde tinha um novo ''piece'' e em qual linha de trem estava. Então tentava tirar a foto o mais rápido possível, antes que o trem fosse coberto pelo trânsito ou atropelado por outro artista.

Você se sentiu aceita pelo escritores?

Escritores sempre quiseram fotos do seu trabalho, mas poucos tinham câmeras ou podiam pagar por filmes e revelações. Eu sempre tentei devolver as fotos do artista para o artista, e com esse ato de retribuição eu fui aceita como uma fotógrafa confiável e como alguém que apreciava a arte e não como uma pessoa que iria denunciá-los à polícia.

Quando você estava tirando fotos antigamente, para onde estas fotos iam?
Pra que elas foram usadas?

A maioria entrou para meu arquivo pessoal, onde permanecem até hoje. Eu tentei lançar artigos sobre graffiti com algumas revistas, mas nos Estados Unidos havia um sentimento forte.. um sentimento anti-graffiti, que ninguém queria associar de forma positiva. Eu fui capaz de publicar algumas histórias na Europa, incluindo um marco na revista alemã Art. Uma das razões que Henry Chalfant e eu decidimos tentar fazer um livro sobre o graffiti era porque nós tínhamos tido pouco sucesso em publicar nossas fotos.

Você é interessada em antropologia e estudou ... Ao fotografar as tags: você acha que é algum tipo de gravação, algum tipo de linguagem humana, ou a tag é como se fosses os hieróglifos do futuro?

Tirei foto de tags porque eu queria recordar algumas delas. Não estava tentando fazer a minha própria arte. Eu estava tentando descobrir como elas diferem umas das outras e que semelhanças elas poderiam ter. Eu defini algumas categorias e as arquivei de acordo com elas. Em alguns casos eu queria ver o seu contexto, mas na maioria só queria estudar o que parecia para permitir que outros possam estudá-las no futuro. Eu estava usando a minha câmera como um instrumento eficaz para fazer um registro de algo que de uma forma ou de outra forma ser perdidos.

O que mais te chamou para fotografar graffiti e tags?

Em um mundo produzido em massa, eu sou atraído por qualquer coisa feita à mão e este é um tema persistente nas minhas fotos. Antes de entrar para o ramo do graffiti, eu estava fotografando crianças brincando alegremente e criativamente enquanto seus pais não estavam prestando atenção. Essas fotos estão no meu livro Street Play. Graffiti foi um desdobramento direto desse projeto.

Eu era fascinada pelo graffiti; porque eu vi que, apesar da dificuldade na obtenção de materiais e da ameaça de detenção, os garotos tinham inventado a sua própria forma de arte com sua estética própria. Eles estavam pintando um para o outro, não por dinheiro. Pura arte! Porque a arte é efêmera, passageira.. e as fotos poderiam preservar o processo, os graffitis e as tags. Isso fez do graffiti e das tags em metrô assuntos ideais para fotografia.

Quais são algumas coisas que você gosta de fotografar hoje?

Vários anos atrás eu comprei uma casa em um bairro cheio de crimes e drogas, no sudoeste de Baltimore. Minha idéia era conhecer a comunidade e documentá-la ao longo do tempo. Eu pego o ônibus para Baltimore sempre que posso e estou gostando muito desse projeto.

Quem são seus artistas favoritos?

Eu não tenho favoritos!

Ok, tem algum fotógrafo que você admira?

Eu sou uma grande fã e colecionadora de fotos anônimas.

O que você faz para o trabalho agora?

Eu trabalho principalmente para as instituições sem fins lucrativos na cidade fotografanso pra várias exposições e publicações. Fui diretor de fotografia na cidade Lore (www.citylore.org) há mais de 20 anos. Eu também fotografar regularmente para TAUNY (Traditional Arts in Upstate New York - www.tauny.org). Ultimamente tirado algumas fotos sobre Hip-Hop como o Mulheres no Hip Hop (Festival de Berlim, em Agosto de 2009) e da Red Bull BC One em Paris, há uma semana.


> matéria original (em inglês) na Fecal Face

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tipografia PIXAÇÃO

Acho afu a pixação porque ela tem uma estética unica.. uma estética bem RUA mesmo! muitas vezes até ilegível.. Á cada dia a pixação consegue mais seguidores, que vão deixando sua marca aonde quer que seja: no outdoor, no muro, na marquize, no portão, no topo de prédios.. Cada pixador também tem sua tipografia (estilo/marca), com isso seu trampo é facilmente reconhecido na rua. Não sou pixador, mas curto o bang.. então decidi postar algumas letras de pixação que catei na web. curte aê... A moral é você criar a sua letra, porque pixar com a letra dos outros não eras nada! fontes: * ALMANAQUEGIGANTTE * PROFMOTA

Graffiti Taxonomy: o estudo da tag em Paris

  Graffiti Taxonomy: Paris, 2009 from Evan Roth on Vimeo . Em novembro de 2009 rolou em Paris o Graffiti Taxonomy .. uma espécie de classificação do graffiti, mas que dava prioridde apenas as tag francesas. Evan Roth captou mais de 2400 tags em Paris, que foram arquivadas, marcadas e classificadas por 'estilo'. As tags então foram filtradas letra por letra e  pôde ser concluído que em Paris as 10 letras mais utilizadas são: A, E, I, K, N, O, R, S, T e U.  Neste mesmo processo de filtragem também mostra a quantidades de estilos pra cada letra. abaixo alguns exemplos de letras 'A' . > Exemplos de letra 'O' . > Exemplos de letra 'K' e 'R' > Algumas tags .. Na época que tava rolando o Graffiti Taxonomy (Novembro 2009), a página inicial do Foundation Cartier era infestada de tags de todos os tipos, tentei achar a página mas não achei.. Quem quiser procurar, pode consultar toda a coleção no site Fondation Carti

REFERÊNCIA: EU MESMO 💻🎨

 Então... como ja disse; eu e a crew que faço parte - RBA CREW, além do graffiti temos um corre serigráfico extremamente underground hahaha. DIROLE 244 . Éssa é a mão. daí nós estávamos atrás de um logotipo p podermos lansar nas etiquetas externas das camisetas, deixando PROFISSIONAL o bgl... Optamos por etiquetas termocolantes. Tá, '' MAS E A ARTE AKAGORDÃO ?'' Eu, DO NADA, tive a ideia de mandar uma mão segurando um astro fat cap. O fat cap representa muito nois pq adoramos um bomb de fat cap bem contornado. A massa curtiu a vibe hehe. '' QUERO VER TU ACHAR UMA MÃO SEGURANDO UM FAT CAP NO BANCO DE IMAGENS DO GOOGLE! '' até parece que não tenho mão e um fat cap em casa haha. Se esse será um logo fixo não sabemos porque criar uma ''identidade'' é o ouro, mas a regra é fugir das regras, então POR ENQUANTO o logo ta sendo esse. Um pouco do processo abaixo. Fiz a arte n mouse mesmo, na época nao tinha a mesa de desenhar e pa. DEDO RÓIDO FDS