Pular para o conteúdo principal

A ESCRITA DOS INVISIVEIS

texto por JOÃO WAINER


Quando um pixador escala um prédio e escreve lá no alto o nome de seu grupo, ele quer que todo mundo veja. Em São Paulo quase ninguém gosta do que eles pixam e é exatamente isso o que eles querem.
A pixação é uma agressão, um crime, mas é também uma forma de expressão das mais sofisticadas. São Paulo é feia, agressiva e oprime quem esta em baixo e é de lá  que vêm a maioria dos pixadores. Escolas, hospitais, delegacias e outros serviços públicos são de qualidade duvidosa, falta opção pro moleque da quebrada, a vida é difícil bem na fase em que os hormônios da adolescência estão bombando.
Uma pixação na parede reflete tudo de ruim que a cidade tem pra oferecer. O egoísmo, a perversidade e a opressão da metrópole  estão representadas no muro pixado. A arquitetura desordenada, as esquinas, as linhas retas verticais. A cidade serve como suporte, mídia e tela. As linhas retas verticais dos prédios são as linhas guias do caderno de caligrafia gigante em que a cidade se tranformou para os pixadores.
Quem cresceu sob a opressão de São Paulo sabe que na selva, só os fortes são considerados. Pra alguém que nasce onde eles nascem são poucas as opções que te fazem ganhar essa consideração.
Dá pra tentar pelo estudo, ralar pra conseguir um diploma, um emprego, tentar mudar de classe, mas sempre esbarrando no preconceito relacionado a sua origem. Tem também uns caminhos mais rápidos, mas não menos difíceis. Pode cantar, tocar ou jogar bola, mas de cada milhão que tenta só meia duzia consegue. Pra ter respeito você tem que inverter o quadro, dar a volta no sistema, ficar por cima de alguma maneira, e se isso já é foda pra quem tem alguma grana, imagina pra que ta lá embaixo.
A opção do crime esta sempre ali por perto, tentando, e provocando o adolescente que tenta se desenvolver em condições adversas. É o mais fácil e rápido. Rápido pra ganhar e rápido pra perder.
A pixação é um meio termo. Apesar de ser uma agressão, não deixa de ser pacífica. O cara que pixa um muro, não bate e nem ameaça fisicamente ninguém. Ele está se expressando ilegalmente através de tinta e letras. Normalmente a sociedade responde aos pixadores de forma muito mais violenta que eles. Pixadores são agredidos, pintados e assassinados com alguma freqüência. Se não me engano, agressão e homicídio são crimes um pouco mais graves do que dano ao patrimônio. Quem é mais bandido, quem pixa ou quem agride e mata?
Na quebrada não tem opção de esporte. Enquanto tem onda pra pegar em Maresias, no centro tem os prédios pra escalar. A mesma adrenalina que move o surfista do Morumbi move o escalador do Grajaú. Cada um no seu castelo.
Pixação é uma escrita. Letra e tinta formando palavras que comunicam algo. O que a pixação diz vai além do que está escrito no muro. É um grito profundo dos invisíveis e excluídos da cidade de São Paulo que traz impregnado nos seus símbolos a miséria, a desigualdade e a opressão. Fazem cerca de 25 anos que esse grito vem sendo dado até hoje em São Paulo pouquíssimos tentaram ouvir.
Algumas instituições de arte brasileiras como a Bienal e a Faculdade de Belas Artes tiveram a chance de discutir a fundo a pixação quando foram atacadas por pixadores, mas ainda assim não o fizeram. Talvez agora essa situação mude.
Em julho deste ano a Fundação Cartier em Paris inaugurou uma mostra sobre arte de rua chamada “Né Dans la Rue”. O andar de baixo era uma grande retrospectiva do grafite, criado em NY nos anos 70 e que espalhou rapidamente o Wild Style pelo mundo. Na parte de cima, artistas contemporâneos criaram obras especialmente para a mostra.
Pra surpresa de todos, a grande novidade foi a pixação de São Paulo. Com suas letras esticadas, conhecidas como tag reto, o pixo encantou os europeus. Não só pela energia que o movimento carrega, mas também pela estética de suas letras e símbolos.
Entre os vários artistas convidados, o mais observado era o pixador Cripta Djan. Para quem passou a vida como um vândalo desviando de moradores revoltados, policias agressivos e ouvindo todo tipo de xingamento pelas ruas, foi uma grande mudança ser tratado como estrela em Paris.
Ao pixar a Fundação Cartier em Paris, Cripta seguiu a risca um dos princípios básicos do movimento. Ele fez com que o nome de sua gang fosse visto pelo maior numero de pessoas possível. Ele deixou claro que o que ele fazia ali não era pixação, e sim uma representação da rua em uma galeria.
Apesar da rejeição absoluta no Brasil, mais cedo ou mais tarde um movimento com a intensidade e a força da pixação de São Paulo ganharia o mundo.
Se havia alguém com moral e conceito suficiente pra levantar a bandeira da pixação, esse alguém é o Cripta Djan. Além de ter destruído a cidade, pixando topos de prédios, janelas e muros entre 1996 e 2002, é o criador dos DVDs “100 Comédia” e “Escrita Urbana”, que são as principais formas de registro em vídeo do movimento.
Por seu histórico, imaginei que os muros de Paris não sairiam incólume de sua passagem. Me enganei. No final da viagem, ao ser questionado se deixaria um pixo na cidade luz, Djan foi taxativo: “Não faz sentido pixar Paris. É uma cidade muito bonita, tudo aqui parece ter mais de trezentos anos. A pixação só existe em São Paulo porque lá ela tem um motivo, um sentido de existir. Aqui não seria a pixação, como não era a pixação na parede do museu. Aqui é apenas uma representação de um movimento que tem que ser mostrado. Não tenho que provar nada para ninguém, tudo que eu tinha provar já provei escalando prédio em São Paulo.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tipografia PIXAÇÃO

Acho afu a pixação porque ela tem uma estética unica.. uma estética bem RUA mesmo! muitas vezes até ilegível.. Á cada dia a pixação consegue mais seguidores, que vão deixando sua marca aonde quer que seja: no outdoor, no muro, na marquize, no portão, no topo de prédios.. Cada pixador também tem sua tipografia (estilo/marca), com isso seu trampo é facilmente reconhecido na rua. Não sou pixador, mas curto o bang.. então decidi postar algumas letras de pixação que catei na web. curte aê... A moral é você criar a sua letra, porque pixar com a letra dos outros não eras nada! fontes: * ALMANAQUEGIGANTTE * PROFMOTA

Graffiti Taxonomy: o estudo da tag em Paris

  Graffiti Taxonomy: Paris, 2009 from Evan Roth on Vimeo . Em novembro de 2009 rolou em Paris o Graffiti Taxonomy .. uma espécie de classificação do graffiti, mas que dava prioridde apenas as tag francesas. Evan Roth captou mais de 2400 tags em Paris, que foram arquivadas, marcadas e classificadas por 'estilo'. As tags então foram filtradas letra por letra e  pôde ser concluído que em Paris as 10 letras mais utilizadas são: A, E, I, K, N, O, R, S, T e U.  Neste mesmo processo de filtragem também mostra a quantidades de estilos pra cada letra. abaixo alguns exemplos de letras 'A' . > Exemplos de letra 'O' . > Exemplos de letra 'K' e 'R' > Algumas tags .. Na época que tava rolando o Graffiti Taxonomy (Novembro 2009), a página inicial do Foundation Cartier era infestada de tags de todos os tipos, tentei achar a página mas não achei.. Quem quiser procurar, pode consultar toda a coleção no site Fondation Carti

REFERÊNCIA: EU MESMO 💻🎨

 Então... como ja disse; eu e a crew que faço parte - RBA CREW, além do graffiti temos um corre serigráfico extremamente underground hahaha. DIROLE 244 . Éssa é a mão. daí nós estávamos atrás de um logotipo p podermos lansar nas etiquetas externas das camisetas, deixando PROFISSIONAL o bgl... Optamos por etiquetas termocolantes. Tá, '' MAS E A ARTE AKAGORDÃO ?'' Eu, DO NADA, tive a ideia de mandar uma mão segurando um astro fat cap. O fat cap representa muito nois pq adoramos um bomb de fat cap bem contornado. A massa curtiu a vibe hehe. '' QUERO VER TU ACHAR UMA MÃO SEGURANDO UM FAT CAP NO BANCO DE IMAGENS DO GOOGLE! '' até parece que não tenho mão e um fat cap em casa haha. Se esse será um logo fixo não sabemos porque criar uma ''identidade'' é o ouro, mas a regra é fugir das regras, então POR ENQUANTO o logo ta sendo esse. Um pouco do processo abaixo. Fiz a arte n mouse mesmo, na época nao tinha a mesa de desenhar e pa. DEDO RÓIDO FDS