sábado, 17 de julho de 2010

NEGRO, EU!? (TV PIRATA)



TV Pirata foi um programa humorístico  brasileiro  de esquetes, transmitido pela Rede Globo entre 1988  e 1990 e em 1992, às terças-feiras. Foi criado pelo diretor Guel Arraes e pelo roteirista Cláudio Paiva e foi um dos maiores sucessos do gênero no Brasil, com seu humor com base no nonsensesátira, executado por uma equipe de roteiristas que incluía Luís Fernando Veríssimo, os quadrinistas Laerte e Glauco, e integrantes do Planeta Diário e da Casseta Popular (que viriam a se reunir e formar o Casseta & Planeta).

O sucesso também se deve ao elenco, contando com atores e atrizes renomados como Cláudia Raia, Débora Bloch, Marco Nanini, Maria Zilda Bethlem, Guilherme Karan, Ney Latorraca e Cristina Pereira. O programa ajudou a consolidar as carreiras de atores como Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé (ambos revelados pelo grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone).

Depois de mais de vinte anos e especialmente por suas duas primeiras temporadas, TV Pirata atingiu um status de lenda do humor brasileiro, pois até hoje nunca existiu um programa igual. No ano seguinte ao cancelamento do programa, o grupo Casseta & Planeta e outros colaboradores se reorganizaram em torno de mais um projeto inovador: Doris para Maiores, que por sua vez deu origem ao Casseta & Planeta, Urgente!. Em 2004, a Globo Vídeo lançou um DVD duplo com os melhores quadros do programa, incluindo episódios selecionados de TV Macho e a trama completa de Fogo no Rabo. O canal de TV por assinatura Multishow, também pertencente às Organizações Globo, reapresentou em 2005 a maior parte dos episódios da primeira temporada, em comemoração aos 40 anos da Rede Globo. Alguns quadros do programa também estão disponìveis no YouTube e no website da TV Globo.


A VERDADE:
Muitos programas de sátira, como Pânico na tv, Casseta e Planeta, Zorra Total entre outros, nunca serão tão engraçados como foi o Tv Pirata, como diz o ditado popular "nada e para sempre" se TV Pirata não fosse cancelada hoje seria como a Praça e Nossa. Então é bem melhor lembrar do TV Pirata como um grande campeão de audiencia do que como uma Zorra Total.


> TV PIRATA - WIKIPEDIA
> TV PIRATA - DESCICLOPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário