Pular para o conteúdo principal

5INCE 2002 - INICIO DE CARREIRA

/\/a real desenho e rabisco as coisas desde 1988 (nascimento do teu mestre shaolin), cpa ate o utero da minha mae devo ter patifado :\ meu primeiro contato com o graffiti foi em 2000 - 2001. no tempo do ensino fundamental la no Duque de Caxias da azenha - porto alegre. eu ja desenhava igual um condenado. desenhava animes, desenhava MUITO cavaleiros do zodiaco e dragon ball \o (nao tenho mais tais desenhos, que infelizmente foram extraviados / fumados / perdidos no tempo). na aula de artes me portava bem - eu ja fui um aluno exemplar. na aula as mesas era tudo riscada, cheia de personagens, letras, e um mesmo nome: ESC ou ESCADA. nao entendia a moral. entao numa bela aula de artes, acho q na terceira semana do mes, entrou um alemaozinho de oculos ate entao nunca visto por mim: Joao Paulo AKA "Escadinha" - ÃHH TÃÃH :B tudo bem, tudo sereno. o tema da aula era livre. dai fiz ali um Goku e pa e entreguei p "sôra". o paulo entregou o dele. a tia entao disse: "bah robson, belo desenho. o teu eu entendo pelo menos, os do paulo sao bonitos, bem coloridos mas eu nao entendo nada". mas fiquei frio, nem dei bola. dai uma guria falou: "o paulo, posso fica com esse?" e ele, "pode". mas foi tipo, como c o desenho dele valesse ouro sabe? dai fiquei curioso, e ancioso pela próxima aula de artes. no dia tao esperado fiz o desenho e entreguei. o Paulo fez o dele e entregou. tipo, ele fez o dele em 10 minutos e ficou viajando com os bruxo dele. entreguei o meu, venci a timidez, fiz a 'voz do crime' e mandei "o meu, que tu vai fazer com esse?" ele "haha seila meu, so faço e deixo p sôra, oq ela faz com os trabalho nao sei". "posso ficar entao?" ele disse "vai la". peguei o desenho! cara, foi uma coisa de outro mundo *-* guardo o desenho ate hj n memoria: era uma "morte" dentro de um tunel, dai tinha um trem, e naquele bagulho q sai a fumaça, saia a fumaça e de dentro dela um "ESCADA" wildstyle muito filha da puta de afude - esse desenho é um dos que mais me arrependo de ter perdido/fumado D: dai a sôra disse: "viu robson, tu tem um colega pixador" "É GRAFFITI TIA!" mano, foi magico. pensei: "meu, eu vou aprender isso: G R A F F I T I". como começei entao? COPIANDO DESCARADAMENTE O PAULO HAHAHA BAAAAITA TOOOY! bah fera, ai me chifraste. copiava os personagens, letras, ate a tag! dai entregava na aula de artes como c fosse meu! na real era meu, fui eu q fiz, mas era copiado. como fui tolo u.u huhu dai tinha uma sigla q ele assinava na epoca PAX (cpa era por isso q via varias tags PAX pela azenha, sigla q existe ate hj) dai começei a copiar ate a sigla :o me puxei na arte da patifaria. como sentava sempre n mesma classe n fundo da sala, um dia li um recado nela: "tente ser mais original mano - REAL PAX" bah, aqilo mexeu com meu intestino delgado, mas NUNCA fui troca ideia reta com ele sobre graffiti. a unica vez q falei diretamente com ele nesse 1 ano inteiro q convivemos e admirava o trampo dele, foi quando pedi o desenho. pensei entao em fica so no desenho basico mesmo. cpa tinha potencial p desenho, mas nao p graffiti. a prof entao falo q nossa turma ia pintar o muro interno da escola. o q mais achei hilario foi "vai todo mundo pinta menos o Paulo, pois ele ja pintou aqui umonte de vez" tipo, ele devia tar a anos na escola (: dai fui la, me deram rolinho, tinta, corante e pincel e pintei! pintei um tremendo cocô KKKKK fiz uma mistura dos persona do Escadinha com o Ronaldo Fenômeno, e fico um baita cu. caguei a parede hahaha um guri falo"bah meu faz um NIKE e tapa essa merda" serio, fiquei disposto a acc a ideia, mas como nao ia ganha nada da nike dexei aquilo msm. pensei "mano, é impossivel fazer isso de rolinho" na outra semana tava o Paulo fazendo os persona dele (Loosner) na parede da biblioteca. adivinha com o que? ROLINHO. só!! e mano, fico muito afude! pensei: "meu, eu vou aprender isso: G R A F F I T I" [2]. dai fiquei com a ideia na mente.. só la na mente.. 1 ano só mentalizando haha terminei o ensino fundamental em 2001 e em 2002 fui p ensino medio. la conheci o RAFA do coletivo OS BARÃO e o Pipoka. nessa epoca parei de copiar o Escadinha, mas começei a copiar as cadeira do Gripe, os fósforos do Baco e copiava os persona do True TVA na epoca. eu era um belissimo exemplar de TOY. comecei a expor minha arte afu nas classe: assinava GORDO (obvio) mas nao pintava n rua. dai troquei uma ideia com o Rafa, entao corri feito um tarado atras de informaçao. e naquele tempo nao tinha internet (c tinha, era p mt poucos), mt menos alfabeto de graffiti. antes era tudo no pêlo. comprei uma GRAFFITI BRASIL, guardo as que comprei e as que "ganhei" do Ngao ate hj. dai comecei a tirar base dali: Binho, Gueto, Shock, Does, entre muitos outros. Fora os meus conterrâneos ja citados. desenvolvimento de letras e personagens foi tudo baseado nas revistas q lia e desenhos que via. demorou um pouco, mas começei a desenvolver algo "meu", com minha cara nos meus black book's que ate o momento sao 7, e destes 7 nao foi p rua nem metade dos desenhos deles. na epoca de colegio conheci uns "graffiteiro de momento" tipo o VOP dollar e o Nesta. fora o Black e o Magro (que me ensinou varias parada tb). mas ainda me faltava um vulgo. Gordo tinha uma pa! comprava roupa da XXL dai assinei GORDO XISELE (XL por extenso) fico mt extenso e gay --' parti p GORDO GRANDE q virou GEGÊ. dai um dia um bruxo meu chego e falo: "bah GORDÃO, blabla..." dai foi tipo !PLIM! apartir desse dia nasceu o GORDÃO (: depois do batismo, fui procurar muro. mas como era cagao optei pelo mais obvio: pintar o muro de casa! pintei esplendorosamente (infelizmente nao tenho foto dele) mas p mim fico muito bom p um primeiro trampo. eu nunca tinha pintado muro, mas ja conhecia mtas tecnicas como tirar o ar da lata, spray p marcar, preencher p depois contornar.. comprei uma colorgin preto fosco (uma lata q uso ate hj apesar das deliciosas mtn94), tinta acrilica branca, corante e rolinho. como o muro era liso marqei com canetão, preenchi com tinta e contornei com spray. fico bem bonito ate.
na foto, #2 trampo feito em casa ft.Morf


dai começou meu lado TAGNSTA de ser: RISCAR BANCO DE ONIBUS \o bah, era de lei. todo dia um canetao no bolso e um autografo n banco. assim q conheci o Ngão la p 2003-2004. trocamo uma ideia rapida no banzo, e ele me chamou p cola na crew dele: MDR (Malandragem De Rua) cpa ele curtiu meus olhos, meu cabelo ou c encantou pelos meus oculos (: logo mais veio o Victor (Vic) e meu pupilo-mestre Morf. bah, o Morf é zika, sou fã dele. me ensinou a arte do squeezer supremo e da "nao ramelação no role polemico/ilegal" haha. tipo, eu achei q ia pinta so p causa d colegio, tipo as mina pirava na minha tag :B mentira ): mas nao foi modinha, levei o bang adiante. qdo conheci o Ngão fui p rua pintar muro tanto n autorizado quanto n ilegal. primeiro muro externo q pintei foi a alguns metros de casa: GORDÃO 244 epa. fico fera :3
 autorizado ne tio. os ilegal veio depois, qd tava mais intimo com a lata. varios estilos de letras, cores, me apaixonei por throw-up e bomb por ser algo q pode ser feito de forma "rapida e recheada". um dia mandando um rabisco um cara falo "bah meu, q cagada heim zé! q trampo porco" fiquei com o porco na cabeça, e entao adotei ele como um mascote ate msm por ser fofinho e lindo igual eu *-* tipo, alguns artistas tem uma mascote q ele manda ao inves d manda a tag manja? inves d assina gordão super safs mando um porco simpático q vao sabe q fui eu q fiz #ounao tipo o Flip com os flipito, o Celo com as bonecas, o Jotape com a mosca, o Seila com o rato, o Rikardo com os persona de cabeça quadrada, o Matheus Grimm com os elefante e por ai vai.. nessa epoca conheci o BinhoRSz o Jesus (Gatunos) e o Amaro q eram tipo personagens secretos do bonde. e nessa msm epoca a crew mudou de nome, passou de MDR p ABSTRAT CREW, q nao vingou, depois foi ate HVC - Holandes Voador Crew #praqueisso .-. criatividade nao faltava haha dai um dia eu e o Ngão trocava ideia sobre o nome d coletivo, entre rabiscos e raps surgiu a RBA CREW: Risco Bomb Atack Crewolos LOL que segue ate hj (tipo uns quase 10 anos de supremo ÃÃNDER) nesse tempo todo, pintei mt poco por puro relaxamento msm, mas manjo varias parada tipo stencil, sticker, arranho uns 3D. posso nao ser la mt pintor de rua, mas tento ser o mais multifuncional possivel hehe nesse tempo ai conheci uma 22K, que me deu um presente n dia 14/12/12 á 1:07am: Rihana Gamarra Chaves. por elas fiquei bem dize 2 anos no level maximo da contençao, tipo meio ano p cuidar da minha mulher enquanto gravida e mais 1 ano p cuidar e curtir ela e o bebe depois d nasce. p mim nao atraso meu lado em nada, foi magico *-* o Victor nem sei por onde anda, deve ta tramando algo polemico :o #ounao. Ngão e Morf continuaram n role p nao deixar a crew ir a falencia multipla de caps e latas. to chegando devagar mais p dar um apoio qdo necessario afinal nao moro mais em poa, to em Alvorada, minha nova quebrada. mas vamo manda uns role por la ne! tamo ai voltando á milhao p rua HAHAHA QUE MENTIRA! ESTILO BAIANO PAI, DEVAGAR E SEMPRE. mas tamo ai dnv, e isso é real pega n meu pau. comprei ate umas latinha no Holie p faze a brancadeira hoho (6) RBA Crewminal in the hood, 3U em breve. AGUAR-DAMN! e meu, "eu vou re-aprender isso: G R A F F I T I". [3] (yn)

#2014
#2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tipografia PIXAÇÃO

Acho afu a pixação porque ela tem uma estética unica.. uma estética bem RUA mesmo! muitas vezes até ilegível.. Á cada dia a pixação consegue mais seguidores, que vão deixando sua marca aonde quer que seja: no outdoor, no muro, na marquize, no portão, no topo de prédios.. Cada pixador também tem sua tipografia (estilo/marca), com isso seu trampo é facilmente reconhecido na rua. Não sou pixador, mas curto o bang.. então decidi postar algumas letras de pixação que catei na web. curte aê... A moral é você criar a sua letra, porque pixar com a letra dos outros não eras nada! fontes: * ALMANAQUEGIGANTTE * PROFMOTA

Graffiti Taxonomy: o estudo da tag em Paris

  Graffiti Taxonomy: Paris, 2009 from Evan Roth on Vimeo . Em novembro de 2009 rolou em Paris o Graffiti Taxonomy .. uma espécie de classificação do graffiti, mas que dava prioridde apenas as tag francesas. Evan Roth captou mais de 2400 tags em Paris, que foram arquivadas, marcadas e classificadas por 'estilo'. As tags então foram filtradas letra por letra e  pôde ser concluído que em Paris as 10 letras mais utilizadas são: A, E, I, K, N, O, R, S, T e U.  Neste mesmo processo de filtragem também mostra a quantidades de estilos pra cada letra. abaixo alguns exemplos de letras 'A' . > Exemplos de letra 'O' . > Exemplos de letra 'K' e 'R' > Algumas tags .. Na época que tava rolando o Graffiti Taxonomy (Novembro 2009), a página inicial do Foundation Cartier era infestada de tags de todos os tipos, tentei achar a página mas não achei.. Quem quiser procurar, pode consultar toda a coleção no site Fondation Carti

REFERÊNCIA: EU MESMO 💻🎨

 Então... como ja disse; eu e a crew que faço parte - RBA CREW, além do graffiti temos um corre serigráfico extremamente underground hahaha. DIROLE 244 . Éssa é a mão. daí nós estávamos atrás de um logotipo p podermos lansar nas etiquetas externas das camisetas, deixando PROFISSIONAL o bgl... Optamos por etiquetas termocolantes. Tá, '' MAS E A ARTE AKAGORDÃO ?'' Eu, DO NADA, tive a ideia de mandar uma mão segurando um astro fat cap. O fat cap representa muito nois pq adoramos um bomb de fat cap bem contornado. A massa curtiu a vibe hehe. '' QUERO VER TU ACHAR UMA MÃO SEGURANDO UM FAT CAP NO BANCO DE IMAGENS DO GOOGLE! '' até parece que não tenho mão e um fat cap em casa haha. Se esse será um logo fixo não sabemos porque criar uma ''identidade'' é o ouro, mas a regra é fugir das regras, então POR ENQUANTO o logo ta sendo esse. Um pouco do processo abaixo. Fiz a arte n mouse mesmo, na época nao tinha a mesa de desenhar e pa. DEDO RÓIDO FDS