Pular para o conteúdo principal

DI*ROLE 244 SINCE 2O19 💎👕

 




Sobre a DIROLE... começando então; falando por mim AKAGORDÃO, minha paixão por arte em camisetas não é de hj. ja tem um boom tempo; desde 2009 na real. comecei em 2009 fazendo camisetas com tinta pra tecido e stencil haha bons tempos. Fiz até curso de serigrafia e arte final e pá. Mas por que fiz os curso? primeiramente pq na época não tinha internet pra aprender um básico em casa e pq meu pai disse que eu tava de vadio afu, e um curso com alguma coisa á ver com minha área (DESENHO + CAMISETAS) poderia gerar uma grana ou uma oportunidade de emprego no ramo serigráfico. Concluí os cursos. Tava bem loco, ja decidi batizar a minha futura marca fictícia: SANTAG/TRIUNDER AKA3U. ''Mas por que criar uma marca robinho?'' eu tava querendo umas estampa numa pegada graffiti, pixo. com tag de fat, de pixo reto, squeezer, extintor. queria um bgl bem sujão, bem under. e as minhas estampas ate estavam com uma pegada assim, tags de fat e pá mesmo que bem toscas kk eu tava pra fazer o que eu queria e do jeito que eu queria, tava pilhado afu. Mas não foi oq rolou. rolou mt teste e nenhuma oportunidade de emprego na área, casei e mudei de cidade, tive uma filha lindona, comecei a trabalhar de carteira assinada e meio que larguei essa cena de mão. mas nessa mesma época ate arrisquei tri bem uma retícula em linha ' 30. Me senti o Pelé hahaha mas foi basicamente isso... alguns adesivos, umas 2, 3 estampas e o corre serigráfico ficou no under.

...

então numa noite, durante uma troca de idéias... DO NADA o meu parceiro de crew Ngão junto com meu tbm cpx Morf  deu a idéia: "o meu, vamo mete umas camisetas? uma marca?" 2O18/2O19 isso.  BAH. que estalo hahaha só faltou o Victor pular nessa bala. nós pulamos; abraçamos a idéia, azar. é o nosso estilo. Daí achei um caderno de anotações serigráficas onde meu amigo de Walmart Daniel deu um baita apoio, sem palavras mesmo. chamei nas feitiçaria under. Bgl era oleolito (fotolito de papel A4 + azeite), secar emulsão no secador, gravação na mesinha com lâmpada de 250W e fodasi kkk era tudo teste (DE NOVO HAHAHA).






E assim recomecei e começamos no ramo serigráfico em 2O19. Percebemos que até da pra fazer as arte na mão livre, freehand braba. mas decidimos dar um ar profissional ás artes. Decidimos então usar arte vetorizada, impressa em papel A3 e chamar no azeite. E deu bons frutos.








a impressão tava OK! na DROP #O1 que eram as estampas
"281" e "ST. PIXO" decidimos então colocar as peças pra jogo.
com valorzinho $$imbólico só pra cobrir os gastos dus guri hehe





Percebemos que houveram alguns erros bem notáveis na impressão de retículas. voltamos á mesa de planejamento e...



mas pela retícula ser um processo bem complicado pra nós, no momento decidimos por não fazer (não em um primeiro momento). Decidimos priorizar artes chapadas, poucas cores, coisa ''simples''. Já no DROP #O2 com as estampas "NO FEAR OF THE PIGS" e "DI*ROLE ONFIRE" foi uma pegada artesanal afu. serigrafia + spray sobre tecido. o degradê ficou lindo demais ♥ (a estampa "NO FEAR OF THE PIGS'' aparece no clipe NGão - Resistir part. Múltiplo e Negro Moura). E as 'bandeirinhas' da marca agregaram valor vai dizer? hehe.











Bgl tava no caminho certo. Mas devido á um projeto maior que tava por vir e falta de tempo do coletivo DRL/RBA, decidimos terceirizar a cena serigráfica. Nos preocuparíamos apenas com a arte, a impressão seria um outro pessoal PROFISSIONAL que iria fazer. Dropamos o aviso geral:


O projeto maior surgi quando eu (AKAgordao) adorador/apreciador de uma bela tag lansei uma postagem no face perguntando a tag do pessoal. houve uma interação afude na postagem e daí lansei a idéia de fazer uma camiseta com a tag do pessoal que interagiu na postagem. pessoal curtiu, daí a DRL/RBA decidiu abraçar essa ideia, mas  terceirizando a impressão. E foi bom! Então em 2O21 veio o DROP #O3 DI*ROLE X SALVE OS MUROS. Abaixo o layout 'não aprovado' (ignorem a sombra da mesa), era pra fazer referência á uma sala de aula, logo abaixo o modelo que foi lançado.






** sobre o DROP #O3 **

DROP #03 DI*ROLE X SALVE OS MUROS

Tua tag, é tua identidade. Teu nome. Todo o resumo da obra em algumas linhas. Bons observadores que somos, sempre fomos admiradores de uma boa e bela tag. Um nome, um vulgo. Escrito em muitas ou poucas linhas, com muitas ou poucas firulas, com muito ou pouco estilo. Simples, complexa, feia, bonita, a braba... A tag é uma das várias formas de registrar tua passagem por algum local. E no grupo do fb GRAFFITI BRASIL - SALVE OS MUROS após uma postagem com o titulo "QUAL A TUA TAG?" a DRL com o apoio de uma parte do pessoal que curte uma tag, decidiu então colocar nesse DROP #3 as tags de alguns graffiteiros de diferentes regiões do Brasil que participaram da publicação.

O DROP #3 inclui:
• 1 camiseta
• stickers
• 1 ímã de geladeira bravíssimo! BAH!

Quem apoiou o corre levou a peça exclusiva:











O lado bom desse Drop foi que a qualidade saiu incrivel, porém o retorno finan$$$eiro não saiu como esperado. EU PELO MENOS achei que venderia tri dado o hype que foi gerado na page do facebook. mas é isso, vivendo, flopando e aprendendo. Mas jamais baixar a cabeça! bgl é seguir em frente e buscar o progresso. E DROP #O4 provavelmente não será profissional. vai ser bem under, sujo, retorno financeiro vai melhorar pra nóis do jeito que o Robi gosta hahahaha. aguarDAMNN!



SINCE 2O19

.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

tipografia PIXAÇÃO

Acho afu a pixação porque ela tem uma estética unica.. uma estética bem RUA mesmo! muitas vezes até ilegível.. Á cada dia a pixação consegue mais seguidores, que vão deixando sua marca aonde quer que seja: no outdoor, no muro, na marquize, no portão, no topo de prédios.. Cada pixador também tem sua tipografia (estilo/marca), com isso seu trampo é facilmente reconhecido na rua. Não sou pixador, mas curto o bang.. então decidi postar algumas letras de pixação que catei na web. curte aê... A moral é você criar a sua letra, porque pixar com a letra dos outros não eras nada! fontes: * ALMANAQUEGIGANTTE * PROFMOTA

Graffiti Taxonomy: o estudo da tag em Paris

  Graffiti Taxonomy: Paris, 2009 from Evan Roth on Vimeo . Em novembro de 2009 rolou em Paris o Graffiti Taxonomy .. uma espécie de classificação do graffiti, mas que dava prioridde apenas as tag francesas. Evan Roth captou mais de 2400 tags em Paris, que foram arquivadas, marcadas e classificadas por 'estilo'. As tags então foram filtradas letra por letra e  pôde ser concluído que em Paris as 10 letras mais utilizadas são: A, E, I, K, N, O, R, S, T e U.  Neste mesmo processo de filtragem também mostra a quantidades de estilos pra cada letra. abaixo alguns exemplos de letras 'A' . > Exemplos de letra 'O' . > Exemplos de letra 'K' e 'R' > Algumas tags .. Na época que tava rolando o Graffiti Taxonomy (Novembro 2009), a página inicial do Foundation Cartier era infestada de tags de todos os tipos, tentei achar a página mas não achei.. Quem quiser procurar, pode consultar toda a coleção no site Fondation Carti

REFERÊNCIA: EU MESMO 💻🎨

 Então... como ja disse; eu e a crew que faço parte - RBA CREW, além do graffiti temos um corre serigráfico extremamente underground hahaha. DIROLE 244 . Éssa é a mão. daí nós estávamos atrás de um logotipo p podermos lansar nas etiquetas externas das camisetas, deixando PROFISSIONAL o bgl... Optamos por etiquetas termocolantes. Tá, '' MAS E A ARTE AKAGORDÃO ?'' Eu, DO NADA, tive a ideia de mandar uma mão segurando um astro fat cap. O fat cap representa muito nois pq adoramos um bomb de fat cap bem contornado. A massa curtiu a vibe hehe. '' QUERO VER TU ACHAR UMA MÃO SEGURANDO UM FAT CAP NO BANCO DE IMAGENS DO GOOGLE! '' até parece que não tenho mão e um fat cap em casa haha. Se esse será um logo fixo não sabemos porque criar uma ''identidade'' é o ouro, mas a regra é fugir das regras, então POR ENQUANTO o logo ta sendo esse. Um pouco do processo abaixo. Fiz a arte n mouse mesmo, na época nao tinha a mesa de desenhar e pa. DEDO RÓIDO FDS